SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Aprendendo a discriminar os sinais de manipulaçãoA prática e as implicações da análise funcional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ANDERY, Maria Amalia; MICHELETTO, Nilza  e  SERIO, Tereza Maria de Azevedo Pires. Uma análise das referências feitas por Skinner de 1930 a 1938. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp. 21-33. ISSN 1517-5545.

As referências feitas por um autor podem indicar os vínculos entre o conhecimento que está sendo produzido e os conhecimentos disponíveis que estão sendo discutidos, aceitos, ou recusados; ou podem ser registros daqueles vínculos que um autor precisou reconhecer publicamente de forma a ter seu trabalho aceito. As referências constantes das 35 publicações de B. F. Skinner, no período de 1930 a 1938, foram analisadas com o objetivo de avaliar a existência de um possível isolamento intelectual de Skinner nesse período. Foram identificadas 275 referências, envolvendo 151 títulos diferentes e, incluindo Skinner, 106 diferentes autores, sendo o próprio Skinner o autor mais referido (126 referências). Nas publicações em que Skinner faz relatos de estudos experimentais (19 publicações) a maior parte das referências são a seu próprio trabalho anterior. Conclui-se que, tendo em vista as peculiaridades metodológicas e conceituais de seu sistema em desenvolvimento, no período, Skinner precisou recorrer a seu próprio trabalho, razão do peso das referências a si mesmo.

Palavras-chave : B. F. Skinner; Análise de referências; Sistema explicativo skinneriano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português