SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Uma análise das referências feitas por Skinner de 1930 a 1938Versão brasileira da entrevista de Paykel para eventos de vida recentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

VANDENBERGHE, Luc. A prática e as implicações da análise funcional. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp. 35-45. ISSN 1517-5545.

Este artigo explora o significado da análise funcional desde a situação típica da caixa de Skinner no laboratório animal operante até a situação clinica. Propõe uma reflexão sobre as múltiplas formas de fazer-se análise funcional e sobre as implicações paradigmáticas e práticas destas. A análise funcional como é praticada no seio da Análise Aplicada do Comportamento contemporânea traz, em si, as garantias metodológicas herdadas da Análise Experimental. A análise funcional praticada na Análise Clínica do Comportamento levou o mesmo raciocínio experimental um passo além dessas garantias, tomando a sério a consideração Skinneriana de que o sujeito controla tanto o comportamento do analista quanto o analista controla o do sujeito. Ambas as maneiras de fazer análise funcional são válidas, dependendo do propósito e do contexto da análise, se bem que a Análise Clínica nos confrontou de maneira mais aguda com as implicações epistemológicas da análise funcional: a cosmovisão contextualista, o axioma da primazia funcional e a natureza recursiva da análise.

Palavras-chave : Análise funcional; Epistemologia; Terapia comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português