SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1A prática e as implicações da análise funcionalAlterações neuropsicológicas associadas à depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

OLIVEIRA, Maria das Graças de; FONSECA, Patrícia Pinto  e  DEL PORTO, José Alberto. Versão brasileira da entrevista de Paykel para eventos de vida recentes. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp. 47-61. ISSN 1517-5545.

Atualmente, um dos instrumentos mais utilizados em estudos envolvendo eventos de vida tem sido a entrevista para eventos de vida recentes desenvolvida por Eugene Paykel (UK). Trata-se de uma entrevista semi-estruturada composta por 64 itens divididos em dez categorias: trabalho, educação, finanças, saúde, luto, migração, moradia, problemas legais, família e relacionamentos sociais. A entrevista de Paykel já foi traduzida para o francês, o italiano, o alemão, o bengali, o Kannada (um dialeto indiano) e o arábico. O objetivo do presente trabalho foi tornar o aludido instrumento disponível para pesquisas sobre eventos de vida nos países de língua portuguesa, mediante sua tradução validada. A entrevista de Paykel foi traduzida para o português por um tradutor profissional e por uma psiquiatra brasileira bilíngüe. Em seguida, a versão em português foi retrotraduzida para o inglês por um psiquiatra inglês bilíngüe e enviada para o Professor Paykel que emitiu parecer favorável quanto à validade da tradução.

Palavras-chave : Entrevista; Eventos de vida; Tradução; Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português