SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O emprego da orientação por terapeutas comportamentais: Use of orientation by behavior therapistsComportamento verbal na terapia analítico comportamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

ULIAN, Ana Lúcia Alcântara de Oliveira. Reflexões sobre uma experiência relativa à formação de dois terapeutas comportamentais. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp. 91-104. ISSN 1517-5545.

Um programa de estágio supervisionado baseado na literatura nacional sobre treinamento do terapeuta comportamental foi elaborado para o 5º ano do curso de Psicologia de uma universidade pública e aplicado a dois estagiários que apresentavam diferenças entre si, o que fez com que, em alguns aspectos, o procedimento desenvolvido fosse diferente com cada um deles. A experiência em supervisão de estágio permitiu a reflexão sobre variáveis relativas ao estagiário (conhecimento teórico na área, domínio de técnicas, características pessoais, motivação), ao supervisor (tipo de modelo, forma de escutar, forma de assistir, forma de dar feedback) e à situação de supervisão (didática, terapêutica), tópicos estes abordados na literatura sobre como deve ser o terapeuta, o supervisor e a situação de supervisão. A descrição de uma prática profissional tal como a desenvolvida aqui na área de formação em Psicologia Clínica Comportamental, permitiu levantar algumas questões que ainda não estão respondidas na literatura e que apontam para várias pesquisas na área.

Palabras clave : Treinamento; Formação; Supervisão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués