SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Comportamento verbal na terapia analítico comportamentalA perspectiva analítico-comportamental no manejo do comportamento obsessivo-compulsivo: estratégias em desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

DELITTI, Alice Maria de Carvalho. Avaliando sessões de terapia comportamental: um questionário pós-sessão é instrumento suficiente?. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp. 119-133. ISSN 1517-5545.

Uma dificuldade encontrada na aplicação dos princípios de análise do comportamento à prática clínica é a avaliação dos resultados. Os efeitos da terapia são usualmente avaliados comparando o repertório do indivíduo no inicio e ao final do processo terapêutico. Entretanto, algumas sessões especificas de terapia são identificadas pelo terapeuta e/ou pelo cliente como tendo uma maior relevância ou como sendo responsáveis por mudanças comportamentais. Este artigo descreve o uso de um instrumento citado na literatura, o Questionário de Avaliação de Sessões, proposto por Stiles em 1980. O questionário foi aplicado a 10 terapeutas e 60 clientes após sessões de terapia sorteadas como amostra. Os resultados indicam consistência entre as respostas dos mesmos, o que parece indicar que, com este instrumento, terapeutas e clientes identificam os mesmos aspectos da sessão como mais significativos. Entretanto, questiona-se a validade do uso deste tipo de questionário, já que o mesmo não fornece descrição de comportamento e/ou das contingências de controle dos mesmos.

Palavras-chave : Terapia comportamental; Sessão; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português