SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Avaliando sessões de terapia comportamental: um questionário pós-sessão é instrumento suficiente?Estudos sobre autismo em análise do comportamento: aspectos metodológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

VERMES, Joana Singer  e  ZAMIGNANI, Denis Roberto. A perspectiva analítico-comportamental no manejo do comportamento obsessivo-compulsivo: estratégias em desenvolvimento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp. 135-149. ISSN 1517-5545.

Os problemas relacionados ao diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo têm sido analisados por terapeutas comportamentais preferencialmente a partir dos conceitos de fuga e esquiva. As propostas de tratamento decorrentes deste tipo de análise envolvem basicamente procedimentos de exposição aos estímulos desencadeantes de ansiedade e/ou obsessões. Este trabalho parte da premissa de que os padrões de resposta envolvidos neste tipo de quadro abarcam outras contingências além da fuga-esquiva de estímulos ansiogênicos. São considerados, sob essa perspectiva, diversos eventos do ambiente que podem contribuir para a instalação e manutenção do problema, tais como o reforçamento social, esquiva de tarefas e condições de privação e estimulação aversiva. A partir da análise destas possíveis contingências, são apresentadas algumas propostas alternativas aos procedimentos usualmente preconizados para o manejo do comportamento obsessivo-compulsivo, envolvendo principalmente a alteração de contingências no ambiente natural e na relação terapêutica.

Palavras-chave : Transtorno obsessivo-compulsivo; Comportamento obsessivo-compulsivo; Análise de contingências; Terapia analítico-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português