SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Sistematização da prática psicológica em ambientes médicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

COSTA, Nazaré. Terapia: sofrimento necessário?. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 1-10. ISSN 1517-5545.

O cliente, ao solicitar ajuda terapêutica, está sob controle de contingências aversivas; logo, sua expectativa, ao emitir este comportamento de busca de auxílio, é a de encontrar alívio para o seu sofrimento. Entretanto, embora a terapia de fato defina, como um de seus objetivos, o alívio para o sofrimento do cliente, também é possível afirmar que este pode sentir, como um efeito imediato da audiência não-punitiva por parte do terapeuta, a extinção dos comportamentos de fuga e esquiva emitidos pelo cliente em relação às suas dificuldades. A meta consiste em trazer, à consciência do cliente, os repertórios que estão sob controle aversivo. A partir da discussão de um caso clínico, o artigo se propõe sustentar a argumentação de que o processo terapêutico pode se constituir em uma situação aversiva para alguns clientes.

Palavras-chave : Terapia; Sofrimento; Fuga-esquiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )