SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Terapia: sofrimento necessário?Origem social do relato de sentimentos: evidência empírica indireta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

GORAYEB, Ricardo  e  GUERRELHAS, Fabiana. Sistematização da prática psicológica em ambientes médicos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 11-19. ISSN 1517-5545.

A prática tradicional e o trabalho não diretivo dos psicólogos em hospitais têm impedido uma adequada inserção deste profissional neste contexto, visto que a medicina é uma ciência baseada no conhecimento pautado em evidências. Para se implantar um trabalho interdisciplinar e para produzir melhores resultados para os pacientes, deve-se sistematizar o trabalho do psicólogo, através da realização de registro e análise constante dos procedimentos utilizados e efeitos das intervenções. Estas são ações necessárias a uma atitude científica dos psicólogos que atuam em hospitais. Entretanto, o uso de protocolos de pesquisa rígidos e desvinculados da prática clínica não favorece uma adequada inserção. Serão apresentados exemplos de sistematização de interconsultas e de práticas psicológicas rotineiras no HCFMRP-USP. Os dados resultantes destas intervenções clínicas sistematizadas favoreceram a interação do psicólogo com as equipes, trouxeram benefícios ao atendimento dos pacientes e geraram conhecimentos que somam à produção científica na área de Psicologia Hospitalar.

Palavras-chave : Intervenção clínica comportamental; Psicologia hospitalar; Análise aplicada do comportamento; Formação profissional; Psicologia científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )