SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Systematization of the psychological practice in medical settingsGroup therapy for patients with chronic orofacial pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

GARCIA-SERPA, Fabíola Alvares; MEYER, Sonia Beatriz  and  DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Origem social do relato de sentimentos: evidência empírica indireta. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 21-29. ISSN 1517-5545.

Ao contrário do que se possa pensar, o behaviorismo valoriza o estudo sobre os sentimentos, já que os relatos do que é sentido no mundo sob a pele são pistas para o comportamento passado e as condições que o afetaram, assim como para o comportamento presente e futuro. Com base nas proposições skinnerianas sobre a origem social do relato de sentimentos, sua importância no desenvolvimento inicial da criança e a escassez de estudos empíricos sobre isso em nosso meio (e na literatura em geral no caso de meninos), pode-se questionar se a influência da comunidade verbal sobre esse repertório seria detectável em curto período do desenvolvimento infantil e se haveria diferenças na aprendizagem em função do tipo de sentimentos. Este estudo examina parte dos dados coletados para uma pesquisa mais ampla em que uma amostra de 72 meninos de quatro e cinco anos foram colocados em situação de identificação de sentimentos do protagonista de uma história apresentada em vídeo. Os resultados mostraram diferenças entre as crianças de duas faixas etárias quanto ao tipo de sentimento identificado evidenciando um efeito cumulativo da experiência e fornecendo evidência empírica indireta para as proposições de Skinner. Algumas questões teóricas e metodológicas sobre a aprendizagem emocional e fatores relacionados são discutidas.

Keywords : Behaviorismo; Sentimentos; Relato verbal; Meninos pré-escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )