SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Origem social do relato de sentimentos: evidência empírica indiretaO projeto genoma humano e os perigos do determinismo reducionista biológico na explicação do comportamento: uma análise behaviorista radical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

VANDENBERGHE, Luc; CRUZ, Ana Carla Furtado da  e  FERRO, Cristina Lemes Barbosa. Terapia de grupo para pacientes com dor crônica orofacial. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 31-40. ISSN 1517-5545.

Um grupo de psicoterapia comportamental, para pacientes com dor crônica orofacial, é apresentado com o intuito de superar a noção de um grupo de apoio com base num modelo, no qual aspectos fisiológicos e psicológicos interagem. A análise aplicada do comportamento e a terapia comportamental cognitiva são duas abordagens que sustentam a construção de terapias de grupo, com formato didático, para a aquisição de melhores formas de lidar com a dor. A análise clínica do comportamento, por sua vez, procura, a partir de uma análise funcional do processo psicoterapêutico, proporcionar mudanças profundas de cura. A junção dos dois (o formato didático e a psicoterapia analítico-funcional) se realiza quando, durante as sessões, episódios verbais não são compreendidos como trocas de informação, mas analisados como atos em contextos.

Palavras-chave : Análise clínica do comportamento; Análise funcional; Psicoterapia em grupo; Dor crônica orofacial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )