SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Group therapy for patients with chronic orofacial painWistar rats under water and food restriction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; SALINA, Alessandra; MONTANHER, Ana Roberta Prado  and  CAVALCANTI, Laura Abdalla. O projeto genoma humano e os perigos do determinismo reducionista biológico na explicação do comportamento: uma análise behaviorista radical. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 41-56. ISSN 1517-5545.

Em 1990 iniciou-se o Projeto Genoma Humano com a tarefa de mapear que genes comporiam o código genético do homem. Recentemente, o coordenador geral do projeto Genoma Câncer no Brasil, sugeriu a existência de um conjunto de genes responsáveis pelo comportamento criminoso, descartando o papel relevante de variáveis ambientais (ontogenéticas e culturais). O presente ensaio teve por objetivo discutir a origem e a pertinência do determinismo reducionista biológico na explicação do comportamento. Identificou-se uma longa tradição no pensamento ocidental de busca, na base orgânica, de uma explicação estritamente biológica para as ações humanas, especialmente para aquelas entendidas como socialmente problemáticas. Tal tradição é confrontada com o modelo de seleção pelas conseqüências de Skinner e com a descrição de experimentos mostrando a atuação conjunta dos determinantes filogenéticos e ontogenéticos no comportamento. Discutem-se os limites de uma explicação inteiramente genética da ação e os perigos sociais e políticos de sua disseminação.

Keywords : Projeto genoma; Determinismo biológico; Seleção pelas conseqüências; Behaviorismo radical; Comportamento agressivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )