SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Terapia de grupo para pacientes com dor crônica orofacialRatos wistar sob regimes rotineiros de restrição hídrica e alimentar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; SALINA, Alessandra; MONTANHER, Ana Roberta Prado  e  CAVALCANTI, Laura Abdalla. O projeto genoma humano e os perigos do determinismo reducionista biológico na explicação do comportamento: uma análise behaviorista radical. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 41-56. ISSN 1517-5545.

Em 1990 iniciou-se o Projeto Genoma Humano com a tarefa de mapear que genes comporiam o código genético do homem. Recentemente, o coordenador geral do projeto Genoma Câncer no Brasil, sugeriu a existência de um conjunto de genes responsáveis pelo comportamento criminoso, descartando o papel relevante de variáveis ambientais (ontogenéticas e culturais). O presente ensaio teve por objetivo discutir a origem e a pertinência do determinismo reducionista biológico na explicação do comportamento. Identificou-se uma longa tradição no pensamento ocidental de busca, na base orgânica, de uma explicação estritamente biológica para as ações humanas, especialmente para aquelas entendidas como socialmente problemáticas. Tal tradição é confrontada com o modelo de seleção pelas conseqüências de Skinner e com a descrição de experimentos mostrando a atuação conjunta dos determinantes filogenéticos e ontogenéticos no comportamento. Discutem-se os limites de uma explicação inteiramente genética da ação e os perigos sociais e políticos de sua disseminação.

Palavras-chave : Projeto genoma; Determinismo biológico; Seleção pelas conseqüências; Behaviorismo radical; Comportamento agressivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )