SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O projeto genoma humano e os perigos do determinismo reducionista biológico na explicação do comportamento: uma análise behaviorista radicalUma introdução ao comportamento verbal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

TOMANARI, Gerson Yukio; PINE, Alexandre de Souza  e  SILVA, Maria Teresa Araújo. Ratos wistar sob regimes rotineiros de restrição hídrica e alimentar. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 57-71. ISSN 1517-5545.

Restrição hídrica ou alimentar é uma das operações motivacionais mais utilizadas em estudos que envolvem processos básicos de aprendizagem operante com animais de laboratório. O objetivo do presente estudo foi descrever, de forma sistemática, a evolução dos pesos de ratos expostos ou não a uma rotina de restrição controlada de acesso à água ou ao alimento por cerca de 7 meses, incluindo breves interrupções ocasionais. Para tanto, foram tomados diariamente os pesos de 29 ratos (Rattus norvegicus), linhagem Wistar, criados e alojados nas condições específicas do Biotério de roedores do Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP durante o período que compreendeu o 5º ao 217º dia de vida dos animais. Duas fases foram planejadas. A primeira referiu-se aos primeiros 106 dias de pesagem; nesta, todos os animais dispunham de água e alimento à vontade. A segunda fase referiu-se ao período do 107º ao 217º dia; nesta, foram formados três grupos de sujeitos: Grupo Ad Lib (n = 10), para o qual água e comida estiveram constantemente disponíveis, e Grupos Restrição Hídrica (n = 10) e Restrição Alimentar (n = 9), para os quais, a partir do 107o dia de vida, a quantidade diária de água e alimento foi fixada em, respectivamente, 23 ml e 17 g. Para os sujeitos do Grupo Restrição Hídrica, o acesso ao alimento era irrestrito; para os sujeitos do Grupo Restrição Alimentar, o acesso à água era irrestrito. Nesta fase, foram efetuadas duas interrupções sucessivas na privação por períodos de 15 e 5 dias. Os resultados mostraram que a curva de aquisição de peso de ratos com acesso livre à água e ao alimento revelou ganho de massa positivamente acelerado durante o primeiro mês de vida, ainda que relativamente lento, seguido imediatamente por um aumento relativamente mais rápido, porém negativamente acelerado, tendendo a valores assintóticos. Restrito o acesso à água ou ao alimento no 107º dia de vida, o peso dos animais diminuiu gradual e progressivamente. Quanto às interrupções no procedimento de privação, estas resultaram em ganhos de peso, os quais se mostraram, interessantemente, cada vez mais elevados a cada interrupção. Além disso, a cada nova retomada no procedimento de privação, verificou-se uma maior resistência à diminuição de peso a níveis anteriormente registrados. Estes dados permitem compreender padrões gerais de aquisição de massa corpórea de ratos, na presença e ausência de privação, ao longo de um período que compreende tipicamente a duração de um experimento comportamental. Nesse sentido, constituem parâmetros experimentais em estudos futuros.

Palavras-chave : Ratos wistar; Restrição hídrica; Restrição alimentar; Peso corporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )