SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2The verbal episode and the analysis of private verbal behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

BOLSONI-SILVA, Alesssandra Turini  and  DEL PRETTE, Almir. Problemas de comportamento: um panorama da área. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 91-103. ISSN 1517-5545.

A terminologia problemas de comportamento apresenta sérias dificuldades quanto à definição, classificação e diagnóstico, prejudicando a análise dos comportamentos considerados desviantes, bem como as intervenções necessárias para evitá-los e/ou saná-los, seja em contexto clínico ou educacional. É possível verificar a existência de grupos distintos de estudiosos quanto a compreensão e emprego do termo problema de comportamento. De um lado, há o modelo médico ou biológico, que aborda o assunto prioritariamente em termos de sintomas. De outro, há autores que vêem a categoria mais funcionalmente, analisando tanto déficits de comportamentos, como excedentes comportamentais. Entende-se como possível uma análise de ambas posturas a partir de uma leitura unificadora, considerando tanto os comportamentos indicativos de problemas de comportamento, como suas análises funcionais. Assim, o presente texto tem por objetivo apresentar ambas posturas, organizadas em relação a definições, características, determinantes, diagnósticos e tratamentos da categoria problema de comportamento.

Keywords : Problemas de comportamento; Relacionamento pais-filhos; Relacionamento professor-aluno; Análise do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )