SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Problemas de comportamento: um panorama da áreaTranstorno de personalidade borderline sob uma perspectiva analítico-funcional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

SIMONASSI, Lorismário Ernesto  y  CAMESCHI, Carlos Eduardo. O episódio verbal e a análise de comportamentos verbais privados. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 105-119. ISSN 1517-5545.

No presente trabalho, analisamos o episódio verbal buscando identificar as variáveis controladoras da relação falante/ouvinte e expandimos a análise para incluir a possibilidade desse processo comportamental ocorrer envolvendo uma única pessoa. Os conceitos de comportamento precorrente e encadeamento são utilizados para mostrar o estabelecimento do controle de estímulos, onde certa classe de ação produz estímulos que alteram a probabilidade de ações subseqüentes. Assim, mostramos a possibilidade da análise operante do processo de resolução de problemas, onde uma ou mais pessoas desempenham funções de falante e de ouvinte de maneira alternada. Finalmente, argumentamos que, com base em eventos públicos, podemos inferir ocorrências de comportamentos verbais privados que possibilitem investigações empíricas confirmadoras.

Palabras clave : Episódio verbal; Comportamento verbal privado; Precorrentes; Encadeamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )