SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2The verbal episode and the analysis of private verbal behaviorThe therapeutic relationship evidenced through direct observation method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

SOUSA, Ana Carolina Aquino de. Transtorno de personalidade borderline sob uma perspectiva analítico-funcional. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 121-137. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho trata do que é chamado Transtorno de Personalidade Borderline a partir de uma visão analítico-funcional: mostra a relevância da mesma em relação à história passada, momento atual e principalmente a relação terapêutica para entender e tratar a problemática apresentada pelo cliente. Neste sentido, a relação terapêutica é descrita como um instrumento de mudança eficaz para promover mudanças no repertório do cliente. Este procedimento parte do pressuposto de que, se o indivíduo se comporta em relação ao terapeuta da mesma maneira que o faz no seu dia a dia com outras pessoas, esses ambientes são funcionalmente idênticos, e que, portanto, se um deles for mudado, esta alteração se generalizará para os demais ambientes. O trabalho ilustra o caso de uma cliente com 34 anos de idade, cujos diagnósticos eram: agorafobia, bulimia e transtorno de personalidade borderline. Os atendimentos foram realizados semanalmente com sessões de duas horas de duração. Os dados obtidos com os atendimentos realizados, apontam que a relação terapêutica é um instrumento que promove mudanças no repertório do cliente, tanto na sessão quanto no seu cotidiano.

Keywords : Análise funcional; Transtorno de personalidade Borderline; Relação terapêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )