SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A relação terapêutica evidenciada através do método de observação diretaUma explicação analítico - comportamental da depressão e o relato de um caso utilizando procedimentos baseados na aceitação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

NENO, Simone. Análise funcional: definição e aplicação na terapia analítico-comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 151-165. ISSN 1517-5545.

O artigo revisa alguns usos do conceito de análise funcional na análise do comportamento e na terapia comportamental, enfatizando suas relações com o modelo causal de seleção por conseqüências. Em seguida, propõe que uma aplicação clínica da análise funcional consistente com o sistema explicativo analítico-comportamental estaria apoiada em: a) selecionismo como modelo causal e funcionalismo como princípio de análise; b) externalismo como recorte de análise; c) complexidade, variabilidade, e caráter idiossincrático das relações comportamentais; d) critério pragmático na definição do nível de intervenção; e) distinção entre alcance da avaliação e alcance da intervenção.

Palabras clave : Análise funcional; Análise do comportamento; Terapia comportamental; Terapia analítico-comportamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )