SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2A behavior-analytic account of depression and a case report using acceptance-based proceduresThe functional analysis of verbal behavior in Verbal Behavior (1957) by B. F. Skinner author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

BARBOSA, João Ilo Coelho. A criatividade sob o enfoque da análise do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 185-193. ISSN 1517-5545.

Apesar da escassa literatura na análise do comportamento a respeito da criatividade, as considerações de B. F. Skinner ao longo de sua obra sobre o comportamento criativo permitem uma abordagem de aspectos relevantes do fenômeno. O objetivo do presente estudo consiste em sistematizar a abordagem de Skinner, tomando como referência três temas: o comportamento criativo na resolução de problemas, o comportamento criativo no comportamento verbal, e a aprendizagem do comportamento criativo nas instituições de ensino. A partir da apresentação da abordagem skinneriana, aponta-se que a resposta criativa é produto dos mesmos processos de determinação que explicam outras classes de respostas operantes, e que contingências que promovem a variabilidade comportamental têm papel fundamental para sua ocorrência.

Keywords : Criatividade; Comportamento criativo; Variabilidade; Resolução de problemas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )