SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Uma explicação analítico - comportamental da depressão e o relato de um caso utilizando procedimentos baseados na aceitaçãoA análise funcional do comportamento verbal em Verbal Behavior (1957) de B. F. Skinner índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

BARBOSA, João Ilo Coelho. A criatividade sob o enfoque da análise do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 185-193. ISSN 1517-5545.

Apesar da escassa literatura na análise do comportamento a respeito da criatividade, as considerações de B. F. Skinner ao longo de sua obra sobre o comportamento criativo permitem uma abordagem de aspectos relevantes do fenômeno. O objetivo do presente estudo consiste em sistematizar a abordagem de Skinner, tomando como referência três temas: o comportamento criativo na resolução de problemas, o comportamento criativo no comportamento verbal, e a aprendizagem do comportamento criativo nas instituições de ensino. A partir da apresentação da abordagem skinneriana, aponta-se que a resposta criativa é produto dos mesmos processos de determinação que explicam outras classes de respostas operantes, e que contingências que promovem a variabilidade comportamental têm papel fundamental para sua ocorrência.

Palavras-chave : Criatividade; Comportamento criativo; Variabilidade; Resolução de problemas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )