SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Direcionamentos para a condução do processo terapêutico comportamental com crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

HOLPERT, Estevam Colacicco. Questões sociais na análise do comportamento: artigos do behavior and social issues (1991 - 2000). Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 1-16. ISSN 1517-5545.

Este trabalho teve como objetivo o estudo das publicações a respeito de questões sociais abordadas pelos analistas do comportamento. Uma breve revisão da literatura buscou esclarecer as relações entre uma ciência do comportamento e as questões envolvidas na determinação de práticas sociais. A noção de seleção por conseqüências em três níveis proposta por Skinner é entendida como um aspecto fundamental para a compreensão da sociedade por parte dos analistas do comportamento. Foram lidos resumos e/ou títulos de 122 artigos publicados no periódico americano “Behavior and Social Issues” entre os anos de 1991 e 2000. A análise dos resultados indica direções em relação aos temas, problemas, objetos, natureza e resultados publicados pelos analistas do comportamento neste período. O estudo sugere o aprofundamento da investigação do tema em pesquisas futuras dada sua relevância para uma ciência do comportamento humano.

Palavras-chave : Questões sociais; Análise do comportamento; Estudo documental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )