SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Questões sociais na análise do comportamento: artigos do behavior and social issues (1991 - 2000)Análise aplicada do comportamento: utilizando a economia de fichas para melhorar desempenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MOURA, Cynthia Borges de  e  VENTURELLI, Marlene Bortholazzi. Direcionamentos para a condução do processo terapêutico comportamental com crianças. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 17-30. ISSN 1517-5545.

Este trabalho tem como objetivo sistematizar informações disponíveis na literatura sobre organização e condução do processo psicoterapêutico de crianças, segundo os pressupostos da Análise do Comportamento. O trabalho apresenta uma conceituação de processo psicoterápico, incluindo etapas e organização das tarefas. Discutem-se também as características da terapia da criança que requerem organização e sistematização diferenciada. Finalmente, apresenta-se uma proposta de sistematização seqüencial de diretrizes para condução do processo psicoterapêutico comportamental com crianças. A proposta é apresentada sumariamente de forma diagramática seguida de uma descrição passo-a-passo da condução do processo, incluindo desde o primeiro contato com a criança, até os procedimentos para o desligamento da terapia. Espera-se que o modelo proposto auxilie na compreensão do processo de condução e tomada de decisão em psicoterapia infantil.

Palavras-chave : Psicoterapia infantil; Processo terapêutico; Intervenção com crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )