SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Directions on behavioral therapeutic process with childrenTo report emotions transforms the reported emotions?: Questioning Pennebaker’s paradigm as to its implications for the prevention of post-traumatic stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

BORGES, Nicodemos Batista. Análise aplicada do comportamento: utilizando a economia de fichas para melhorar desempenho. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 31-38. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho tem por objetivo descrever a implantação de um sistema de economia de fichas, mostrando como esta pode ser uma técnica útil na Análise Aplicada do Comportamento. A implantação foi conduzida após levantamento da problemática da organização para atender a uma solicitação da direção de solucionar o problema de melhoria de desempenho dos participantes relacionados a comportamentos de higiene pessoal e apresentação. O relato apresenta todas as etapas do processo, desde a racional da escolha, linha de base, até a avaliação da intervenção. Para avaliar a efetividade da intervenção, utilizou-se um delineamento de reversão, e integraram o trabalho 104 participantes da empresa.

Keywords : Análise aplicada do comportamento; Economia de fichas; Delineamento ABAB.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )