SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Direcionamentos para a condução do processo terapêutico comportamental com criançasRelatar emoções transforma as emoções relatadas?: Um questionamento do paradigma de Pennebaker com implicações para a prevenção de transtorno de estresse pós-traumático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

BORGES, Nicodemos Batista. Análise aplicada do comportamento: utilizando a economia de fichas para melhorar desempenho. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 31-38. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho tem por objetivo descrever a implantação de um sistema de economia de fichas, mostrando como esta pode ser uma técnica útil na Análise Aplicada do Comportamento. A implantação foi conduzida após levantamento da problemática da organização para atender a uma solicitação da direção de solucionar o problema de melhoria de desempenho dos participantes relacionados a comportamentos de higiene pessoal e apresentação. O relato apresenta todas as etapas do processo, desde a racional da escolha, linha de base, até a avaliação da intervenção. Para avaliar a efetividade da intervenção, utilizou-se um delineamento de reversão, e integraram o trabalho 104 participantes da empresa.

Palavras-chave : Análise aplicada do comportamento; Economia de fichas; Delineamento ABAB.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )