SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Análise aplicada do comportamento: utilizando a economia de fichas para melhorar desempenhoTreinamento de habilidades sociais no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo: um levantamento bibliográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

VANDENBERGHE, Luc. Relatar emoções transforma as emoções relatadas?: Um questionamento do paradigma de Pennebaker com implicações para a prevenção de transtorno de estresse pós-traumático. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 39-48. ISSN 1517-5545.

Pessoas muitas vezes sentem um alivio depois de ter compartilhado emoções relacionadas a um trauma. Porém não há dados claros que indicam que estas emoções realmente são transformadas por este ato de compartilhar. A pesquisa empírica acerca dos efeitos do compartilhamento verbal de emoções gerou resultados contra-intuitivos e dificilmente interpretáveis. Isto é o caso tanto na psicologia experimental social quanto na pesquisa clínica acerca da prevenção de estresse pós-traumático. Uma releitura critica desses resultados realça lacunas que merecem atenção da pesquisa. Questões referentes à relação entre esquiva experiencial e compartilhamento de emoções e principalmente ao que a pessoa aprende enquanto relatando as suas emoções, precisavam ser examinadas em mais detalhe.

Palavras-chave : Emoção; Comportamento verbal; Compartilhamento social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )