SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Sobre delírios e alucinaçõesIntervenção cognitivo-comportamental em transtorno de personalidade dependente: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MOREIRA, Márcio Borges. “Em casa de ferreiro, espeto de pau”: o ensino de análise experimental do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 73-79. ISSN 1517-5545.

Professores que ensinam como ensinar (por exemplo, professores de Análise Experimental do Comportamento - AEC) deveriam ser os mais efetivos profissionais no campo da educação. Isto não parece ser verdadeiro. Para que isto se torne uma realidade, o Ensino deve ser visto de uma forma científica. Devemos buscar práticas de ensino que permitam a todos os professores ensinar bem e a todo aluno aprender tão eficientemente quantos seus repertórios permitirem. A AEC, disciplina que se dedica grandemente à compreensão e ensino de processos de aprendizagem, deve ser ensinada em concordância com seus pressupostos e teorias. Desde 1964, contamos com uma metodologia de ensino que reflete, na prática, essas teorias: o PSI (Personalized System of Instruction). O presente trabalho discute o PSI, visando chamar a atenção dos analistas do comportamento para esta eficiente metodologia de ensino, condizente com os princípios analítico-comportamentais que ensinamos.

Palavras-chave : Ensino; Análise experimental do comportamento; Sistema personalizado de instrução.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )