SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Análise do comportamento e a relação terapeuta-criança no tratamento de um padrão desafiador-agressivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

BRITTO, Ilma A. Goulart de Souza  e  DUARTE, Ângela Maria Menezes. Transtorno de pânico e agorafobia: um estudo de caso. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 165-172. ISSN 1517-5545.

O presente estudo teve como objetivo intervir nos comportamentos problemáticos de uma cliente de 53 anos que relatou experimentar estados corporais compatíveis com manifestações do transtorno de pânico. Com base nos relatos verbais e registros dos comportamentos da cliente, a terapeuta descreveu as contingências que produziam a queixa e ensinou à cliente que a ansiedade é um estado corporal produzido pelas contingências aversivas às quais ela respondia. Durante a intervenção, a cliente adquiriu o repertório necessário para responder adequadamente às contingências aversivas. Os comportamentos desadaptados da cliente ficaram sob controle dos procedimentos terapêuticos utilizados.

Palavras-chave : Transtorno de pânico; Ansiedade; Terapia comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português