SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Análise do comportamento e a relação terapeuta-criança no tratamento de um padrão desafiador-agressivoRelação terapêutica: a perspectiva comportamental, evidências e o inventário de aliança de trabalho (WAI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

OLIVEIRA, Maria Aparecida de  y  DUARTE, Ângela Maria Menezes. Controle de respostas de ansiedade em universitários em situações de exposições orais. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 183-200. ISSN 1517-5545.

O presente estudo teve o objetivo de reduzir a ansiedade excessiva em universitários durante exposições orais em sala de aula. É sabido que a ansiedade excessiva causa grande desconforto e tem conseqüências negativas no desempenho acadêmico, podendo levar à evasão escolar. Cinco alunas universitárias de vários cursos, com idades entre 20 e 40 anos, participaram da pesquisa. O nível de ansiedade de cada participante foi avaliado por três medidas: (a) Escala de Medo de Avaliação Negativa (Fear of Negative Evaluation-FNE); (b) IDATE - Inventário de Ansiedade A-Traço e Inventário de Ansiedade A-Estado; e (c) Medida de Freqüência Cardíaca em situações estruturadas. Controle experimental foi obtido utilizando um Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Participantes. A intervenção incluiu vários procedimentos: preleção e leitura de textos didáticos, treinamento em relaxamento, exercícios de respiração, reestruturação cognitiva, treinamento em habilidades sociais com ênfase em habilidades para apresentações em público e aprovação social da adesão às recomendações. Os procedimentos ajudaram a reduzir todos os escores nas medidas de ansiedade utilizadas, com exceção da medida fisiológica da Freqüência Cardíaca que sofreu poucas alterações. Os relatos verbais das participantes foram registrados durante todo o estudo e indicaram que a terapia as ajudou a alcançar uma importante melhora na qualidade de vida acadêmica e social.

Palabras clave : Ansiedade excessiva; Apresentações orais; Estudantes universitários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués