SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Control of anxiety responses in college students in situations of oral presentationsObsessive-compulsive disorders (OCD) and the obsessive-compulsive personality disorders (OCPD): a behavior-analytic “diagnosis” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

PRADO, Oliver Zancul  and  MEYER, Sonia Beatriz. Relação terapêutica: a perspectiva comportamental, evidências e o inventário de aliança de trabalho (WAI). Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 201-209. ISSN 1517-5545.

Diversos terapeutas comportamentais têm escrito sobre a relação terapêutica, existindo consenso sobre sua importância, mas não sobre seu papel na terapia: para alguns, ela é vista como uma variável ou fator determinante e para outros, como o principal mecanismo de mudança. A literatura sobre avaliação da relação terapêutica demonstra que essa é uma variável preditora de resultados terapêuticos independente da abordagem utilizada. Alguns instrumentos de avaliação foram recuperados, e o Inventário de Aliança de Trabalho (WAI) é apresentado, bem como algumas formas de utilizá-lo. Também é discutida a importância de pesquisas na área de terapia comportamental relacionando resultados de instrumentos padronizados com categorias comportamentais.

Keywords : Relação terapêutica; Terapia comportamental; Pesquisa em clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese