SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Controle de respostas de ansiedade em universitários em situações de exposições oraisTranstorno de ansiedade obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC): um “diagnóstico” analítico-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

PRADO, Oliver Zancul  e  MEYER, Sonia Beatriz. Relação terapêutica: a perspectiva comportamental, evidências e o inventário de aliança de trabalho (WAI). Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 201-209. ISSN 1517-5545.

Diversos terapeutas comportamentais têm escrito sobre a relação terapêutica, existindo consenso sobre sua importância, mas não sobre seu papel na terapia: para alguns, ela é vista como uma variável ou fator determinante e para outros, como o principal mecanismo de mudança. A literatura sobre avaliação da relação terapêutica demonstra que essa é uma variável preditora de resultados terapêuticos independente da abordagem utilizada. Alguns instrumentos de avaliação foram recuperados, e o Inventário de Aliança de Trabalho (WAI) é apresentado, bem como algumas formas de utilizá-lo. Também é discutida a importância de pesquisas na área de terapia comportamental relacionando resultados de instrumentos padronizados com categorias comportamentais.

Palavras-chave : Relação terapêutica; Terapia comportamental; Pesquisa em clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português