SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Relação terapêutica: a perspectiva comportamental, evidências e o inventário de aliança de trabalho (WAI)As relações verbais elementares e o processo autoclítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

ABREU, Paulo Roberto  y  PRADA, Cynthia Granja. Transtorno de ansiedade obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC): um “diagnóstico” analítico-comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 212-220. ISSN 1517-5545.

O Transtorno de Ansiedade Obsessivo-Compulsivo (TOC) e o Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC) mostram congruências conceituais que historicamente têm confundido o diagnóstico de muitos pesquisadores e clínicos. Em parte, as ambigüidades provavelmente ocorrem devido aos equívocos muitas vezes apresentados pelos instrumentos diagnósticos e também pelo despreparo profissional. A outra fração de erros certamente acontece devido à grande semelhança entre os fenômenos comportamentais. Pela pertinência clínica que o questionamento traz, faz-se mister um aprofundamento teórico. O objetivo deste ensaio foi analisar, sob os pressupostos do behaviorismo radical, o caso de uma cliente atendida durante o estágio clínico. A partir da análise, lançou-se a hipótese sobre a existência de uma semelhança entre as variáveis operantes nos comportamentos obsessivo-compulsivos de ambos os transtornos. Concluiu-se que a semelhança fenomenológica ocorre não pelas topografias comportamentais vigentes, mas pela similaridade existente entre as variáveis de controle.

Palabras clave : Transtorno de ansiedade obsessivo-compulsivo; Transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo; Análise do comportamento; Fenômeno comportamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués