SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Transtorno de ansiedade obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC): um “diagnóstico” analítico-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

BORLOTI, Elizeu. As relações verbais elementares e o processo autoclítico. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 221-236. ISSN 1517-5545.

Em Verbal Behavior, Skinner definiu comportamento verbal como aquele que modifica o ambiente pela ação de outras pessoas. A partir da análise das interações do falante com o ambiente e com o ouvinte, ele classificou as relações verbais elementares - mando, tato, intraverbal, textual, ecóico e transcritivo - sobre as quais atuam os processos verbais de segunda ordem - os autoclíticos. O artigo é didático e tem como objetivo definir e servir de instrução para uma classificação funcional dessas relações, ilustrando a classificação das unidades autoclíticas descritivas, qualificadoras, quantificadoras, manipulativas, relacionais e de composição a partir de dados empíricos obtidos da gravação de uma conversa entre estudantes sobre o tema polêmico “adoção de crianças por casais homossexuais”.

Palavras-chave : Relações verbais elementares; Processos autoclíticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português