SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Análise do conceito de estigma em crianças com dermatoses crônicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

COSTA, Nazaré. Contribuições da psicologia evolutiva e da analíse do comportamento acerca do ciúme. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 05-14. ISSN 1517-5545.

Estudos sobre o ciúme apresentam muitas controvérsias, incluindo a própria definição do fenômeno. Deste modo, por se tratar de uma problemática atual e freqüente no contexto clínico, torna-se necessário discutir sobre aspectos importantes que devem nortear a atuação do profissional quando se encontrar diante da queixa de ciúme. Este é o objetivo central deste artigo que partirá das proposições da Psicologia Evolucionista e da Análise do Comportamento. Enquanto a primeira compreende o ciúme como uma resposta adaptativa cuja função seria preservar uma relação diante da ameaça de traição sexual, conseqüentemente necessário às relações, para a segunda, o ciúme tanto pode ser visto como uma emoção negativa adaptativa, uma vez que todo comportamento possui um valor de sobrevivência; porém não é considerado necessário às relações, mesmo que seja um padrão esperado e reforçado culturalmente. As diferenças entre estas teorias trazem implicações para a intervenção clínica que merecem ser alvo de discussão.

Palavras-chave : Ciúme; Psicologia evolucionista; Análise do comportamento; Terapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )