SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Contribuições da psicologia evolutiva e da analíse do comportamento acerca do ciúmeCausa e explicação: debate entre o mentalismo e o behaviorismo radical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

GON, Márcia Cristina Caserta; ROCHA, Margarette Matesco  e  GON, Airton dos Santos. Análise do conceito de estigma em crianças com dermatoses crônicas. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 15-20. ISSN 1517-5545.

Dermatite atópica, psoríase e vitiligo são doenças de pele crônicas em que o prognóstico, a evolução, os tipos de cuidados requeridos e a visibilidade da condição constituem fatores que afetam o comportamento do paciente e de seus familiares. A principal dificuldade enfrentada pelo portador de uma destas doenças é o fato de se tornar alvo constante de discriminação e preconceito. Este estudo visa demonstrar alguns efeitos de comportamentos estigmatizantes sobre o relato verbal de crianças portadoras de dermatoses crônicas, a partir de personagens de uma história infantil. Para este fim, seis crianças entre sete e oito anos de idade, com doenças crônicas da pele criaram, individualmente, um texto para as personagens de uma estória infantil. Os resultados mostraram que o preconceito e a estigmatização estão presentes em diferentes contextos sociais e que existem dificuldades tanto das crianças quanto de sua família para enfrentarem de modo mais adequado estas situações.

Palavras-chave : Dermatoses crônicas; Crianças; Estigma; Análise do comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )