SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Causa e explicação: debate entre o mentalismo e o behaviorismo radicalUma ética behaviorista radical para a terapia comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

WAINER, Ricardo; COSTA, Jorge Campos da; SARRIERA, Jorge Castellá  e  PICCOLOTO, Neri Maurício. Teorias lingüísticas pragmáticas e a interpretação em psicoterapia cognitivo-comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 39-54. ISSN 1517-5545.

O presente artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica para o entendimento da comunicação no processo psicoterápico, mais especificamente em Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs). Expõe-se o estado da arte das TCCs, bem como dos principais modelos pragmáticos da Lingüística Cognitiva que sustentam a proposta de uma metodologia sistemática para se captarem as intenções comunicativas da díade terapêutica. Estes modelos são a Teoria das Implicaturas de Grice (1975), o Modelo Estendido da Teoria das Implicaturas de Costa (1984) e a Teoria da Relevância de Sperber & Wilson (1986, 1995). Conclui-se, ao final do artigo, sobre a importância da geração de propostas interdisciplinares e de Ciência de Interface para o avanço das TCCs. Explicita-se também a relevância do uso de teorias pragmáticas para o entendimento das intenções comunicativas no ato comunicacional, as quais vão muito além da semântica do dito nos enunciados e permitem a captação dos conteúdos implícitos comunicados em diálogos psicoterápicos.

Palavras-chave : Comunicação no processo psicoterápico; Pragmática; Lingüística; Implicaturas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )