SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Teorias lingüísticas pragmáticas e a interpretação em psicoterapia cognitivo-comportamentalExibicionismo e procedimentos baseados na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): um relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

VANDENBERGHE, Luc. Uma ética behaviorista radical para a terapia comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 55-66. ISSN 1517-5545.

A análise clínica do comportamento enfoca a transformação (e não a representação), a interação (e não a causalidade), a ação (e não o ser). Por estas escolhas, a análise clínica precisa de uma ética da relação entre pessoas (e não de uma ética da profissão como entidade). Este ensaio sugere a viabilidade de uma ética behaviorista radical para a atuação clínica. Explora-se esta possibilidade a partir dos primórdios da filosofia nominalista, das idéias de Buridan e das reflexões de autores behavioristas radicais. A leitura das interações sociais pelo conceito de contingência tem implicações para a compreensão do sentimento e do seu papel de referência na ética. É uma visão necessariamente complexa porque a relação terapêutica se constrói no seio de múltiplos contextos, como o da cultura, o da política de saúde, o da economia, o do universo restrito da vida pessoal do cliente e do terapeuta.

Palavras-chave : Behaviorismo radical; Ética; Relação terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )