SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Uma ética behaviorista radical para a terapia comportamentalUm panorama analítico-comportamental sobre os transtornos de ansiedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FUKAHORI, Lígia; SILVEIRA, Jocelaine Martins da  e  COSTA, Carlos Eduardo. Exibicionismo e procedimentos baseados na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): um relato de caso. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 67-76. ISSN 1517-5545.

O presente artigo relata um tratamento de “comportamentos exibicionistas” por meio da aplicação de procedimentos baseados na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Atendeu-se um universitário com 24 anos de idade, que vinha apresentando o problema havia oito anos. O cliente procurou atendimento psicológico por decisão própria. A resposta de exibição pública ocorria aproximadamente uma vez ao dia, seguida freqüentemente de masturbação e sentimentos desagradáveis, conforme auto-registro realizado nos primeiros 20 dias de tratamento. Dezesseis sessões foram realizadas, ao longo das quais as respostas de masturbação, pensamentos parafilíacos e de exibição pública tiveram sua freqüência diminuída, de acordo com o auto-registro. Discute-se a contribuição dos procedimentos da ACT em casos de exibicionismo, assim como do envolvimento do cliente em um relacionamento afetivo significativo, na promoção das mudanças clínicas observadas.

Palavras-chave : Análise comportamental clínica; Terapia de Aceitação e Compromisso; Exibicionismo; Parafilia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )