SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Exhibitionism and Acceptance and Commitment Therapy (ACT) procedures: a case reportInternal validity in 20 behavioral brazilian case studies on children behavior therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

ZAMIGNANI, Denis Roberto  and  BANACO, Roberto Alves. Um panorama analítico-comportamental sobre os transtornos de ansiedade. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 77-92. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das variáveis envolvidas nos quadros psiquiátricos denominados como transtornos de ansiedade a partir dos pressupostos teóricos do behaviorismo radical de Skinner. Em primeiro lugar, apresenta-se uma definição da ansiedade enquanto fenômeno clínico e enquanto construto. A ênfase dada pela literatura comportamental nas respostas de evitação e eliminação de estímulos ansiogênicos, e as escolhas por procedimentos terapêuticos padronizados resultantes dessa ênfase são então discutidos tendo em vista a inobservância de outras variáveis ambientais relevantes. Propõe-se que outras relações funcionais podem ser detectadas, além daquelas de esquiva que tradicionalmente são foco da intervenção. Relações respondentes e operantes que compõem o repertório comportamental do cliente que é diagnosticado como portador de transtornos de ansiedade são analisadas, incluindo a interação entre contingências operantes e respondentes, relações de controle aversivo, controle de estímulos, classes de resposta de ordem superior e operações estabelecedoras tais como privação e estimulação aversiva. Por último, um modelo de análise é apresentado de modo a integrar as relações passíveis de observação nos quadros clínicos em questão e possíveis estratégias terapêuticas dele decorrentes são elencadas.

Keywords : Transtornos de ansiedade; Análise do comportamento; Terapia analítico-comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )