SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Exibicionismo e procedimentos baseados na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): um relato de casoValidade interna em 20 estudos de caso comportamentais brasileiros sobre terapia infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ZAMIGNANI, Denis Roberto  e  BANACO, Roberto Alves. Um panorama analítico-comportamental sobre os transtornos de ansiedade. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 77-92. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das variáveis envolvidas nos quadros psiquiátricos denominados como transtornos de ansiedade a partir dos pressupostos teóricos do behaviorismo radical de Skinner. Em primeiro lugar, apresenta-se uma definição da ansiedade enquanto fenômeno clínico e enquanto construto. A ênfase dada pela literatura comportamental nas respostas de evitação e eliminação de estímulos ansiogênicos, e as escolhas por procedimentos terapêuticos padronizados resultantes dessa ênfase são então discutidos tendo em vista a inobservância de outras variáveis ambientais relevantes. Propõe-se que outras relações funcionais podem ser detectadas, além daquelas de esquiva que tradicionalmente são foco da intervenção. Relações respondentes e operantes que compõem o repertório comportamental do cliente que é diagnosticado como portador de transtornos de ansiedade são analisadas, incluindo a interação entre contingências operantes e respondentes, relações de controle aversivo, controle de estímulos, classes de resposta de ordem superior e operações estabelecedoras tais como privação e estimulação aversiva. Por último, um modelo de análise é apresentado de modo a integrar as relações passíveis de observação nos quadros clínicos em questão e possíveis estratégias terapêuticas dele decorrentes são elencadas.

Palavras-chave : Transtornos de ansiedade; Análise do comportamento; Terapia analítico-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )