SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Um panorama analítico-comportamental sobre os transtornos de ansiedadeRespostas emocionais à luz do modo causal de seleção por conseqüências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

PRETTE, Giovana Del; SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos  e  MEYER, Sonia Beatriz. Validade interna em 20 estudos de caso comportamentais brasileiros sobre terapia infantil. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 93-105. ISSN 1517-5545.

A avaliação diagnóstica é um processo que envolve diversas atividades, realizadas pelo psicólogo, visando a uma análise funcional que oriente a seleção de objetivos e procedimentos de intervenção e forneça indicadores para avaliação posterior de sua efetividade. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os principais métodos utilizados na avaliação de crianças, em uma amostra de 20 estudos de caso comportamentais brasileiros publicados. Os estudos foram inicialmente classificados conforme os critérios de Kazdin (1982) para redução de ameaças à validade interna, em estudos naturalísticos, Tipo I, II e III, procedendo-se a uma análise descritiva e quantitativa dos métodos de avaliação utilizados. Houve uma predominância de estudos naturalísticos e do Tipo I e do uso de entrevistas iniciais com os pais, a criança e a observação direta de criança em terapia, com menor proporção de registros e instrumentos padronizados. São discutidos alguns fatores relacionados à escolha desses métodos e sugeridas questões de pesquisa.

Palavras-chave : Avaliação diagnóstica; Terapia comportamental infantil; Estudos de caso; Validade interna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )