SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Validade interna em 20 estudos de caso comportamentais brasileiros sobre terapia infantilO conceito de motivação na psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

DARWICH, Rosângela Araújo  e  TOURINHO, Emmanuel Zagury. Respostas emocionais à luz do modo causal de seleção por conseqüências. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 107-118. ISSN 1517-5545.

Emoções e sentimentos devem ser abordados, segundo a análise do comportamento, com os conceitos e princípios validados na investigação empírica de fenômenos comportamentais. Uma dessas referências consiste do modo causal de seleção por conseqüências. No entanto, a compatibilidade de tal modo causal com a explicação de respondentes, nos quais a resposta é função de um estímulo a ela antecedente, requer esclarecimentos. O presente artigo examina algumas possíveis relações entre processos respondentes e operantes e a possibilidade de explicar respostas emocionais com a referência ao modelo selecionista. Aponta-se a ocorrência de condicionamento de respostas emocionais à presença do estímulo antecedente à emissão do operante a partir da eliciação de tais respostas pelo estímulo conseqüente. Mediante a compreensão das interações respondente-operante, o modo causal de seleção por conseqüência seria explicativo de componentes operantes e respondentes de respostas emocionais.

Palavras-chave : Emoções e sentimentos; Resposta emocional; Análise do comportamento; Seleção por conseqüências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )