SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Programas de manejo de estresse ocupacional: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SCALA, Cristiana Tieppo  e  KERBAUY, Rachel Rodrigues. Autofala e esporte: estímulo discriminativo do ambiente natural na melhora de rendimento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 145-158. ISSN 1517-5545.

Estar concentrado é um aspecto importante para o bom desempenho no esporte. A concentração é a capacidade de colocar a atenção no que é relevante para a tarefa realizada, isto é, isolar estímulos discriminativos que exerçam controle sobre o desempenho. Este estudo utilizou a prática encoberta em forma de imaginação e autofalas para colocar o comportamento do atleta sob controle dos estímulos da corrida, a fim de melhorar a concentração e conseqüentemente a velocidade de cinco corredores barreiristas. O objetivo foi verificar se a utilização de autofalas que especificam contingências presentes de velocidade pode melhorar o desempenho. Foi utilizado o delineamento experimental de linha de base múltipla entre sujeitos, durante 14 dias, com introdução do tratamento em dias diferentes para cada atleta, o que permitiu verificar o efeito das variáveis estudadas. Os resultados mostram que quatro entre cinco corredores melhoraram a velocidade em tiros de 60 metros com barreiras, após a utilização do tratamento. Discutem-se os resultados em base à correspondência entre falar e fazer, o efeito da regra instruída sobre o desempenho motor.

Palavras-chave : Controle de estímulo; Instrução individualizada; Esportes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português