SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Autofala e esporte: estímulo discriminativo do ambiente natural na melhora de rendimentoVerbalizações e o estudo de eventos encobertos: discussão metodológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MURTA, Sheila Giardini. Programas de manejo de estresse ocupacional: uma revisão sistemática da literaturaOccupational stress management programs: a systematic literature review. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 159-177. ISSN 1517-5545.

Esta revisão buscou identificar as características metodológicas e de intervenção de programas de manejo de estresse ocupacional. Sessenta e um estudos, acessados através de bancos de dados eletrônicos, foram codificados, e os dados analisados através do programa estatístico SPSS. Os resultados indicaram que os programas têm sido implementados principalmente junto a profissionais de saúde e educação, com amostras pequenas, delineamentos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de variáveis dependentes individuais e técnicas cognitivo-comportamentais. Foram encontradas evidências de que os programas com conteúdo multicomponente são os mais efetivos na redução de indicadores individuais, como ansiedade e depressão. Implicações para novos estudos e aplicação são discutidas.

Palavras-chave : Intervenção; Estresse ocupacional; Cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português