SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Programas de manejo de estresse ocupacional: uma revisão sistemática da literaturaComplexity and selection: considerations about the implications for organizational change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

MOROZ, Melania et al. Verbalizações e o estudo de eventos encobertos: discussão metodológica. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 179-195. ISSN 1517-5545.

Os eventos privados têm sido alvo de discussão pela comunidade behaviorista radical, na última década. Skinner, embora admita a ocorrência de elos encobertos em eventos comportamentais complexos, como é o caso da resolução de problemas, não indica como torná-los públicos. A busca de alternativas metodológicas é, pois, fundamental uma vez que em diferentes fenômenos, eventos privados estão envolvidos. Quaisquer que sejam, as alternativas de publicização de elos encobertos apóiam-se no comportamento verbal dos indivíduos (falado ou escrito), que precisa ser analisado e interpretado. Partindo de dados obtidos em tarefa de resolução de problemas em grupo, o presente trabalho apresenta proposta de categorização, discutindo decisões metodológicas e implicações das mesmas no tratamento de verbalizações ocorridas durante o processo de resolução de problemas.

Keywords : Interações verbais; Categorização de verbalizações; Resolução de problemas; Eventos privados; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese