SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Complexidade e seleção: considerações a respeito das implicações para mudança organizacionalOrientação e auto-orientação em atendimentos de terapeutas analítico-comportamentais experientes e pouco-experientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FERNANDES, Ceres Regina Dias  e  BRITTO, Ilma A. Goulart de Souza. Atuação médica frente ao paciente portador de HIV no contexto ambulatorial. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 205-218. ISSN 1517-5545.

Este estudo analisou a relação médico-paciente na primeira consulta após o diagnóstico de presença do vírus HIV. Os dados foram coletados em observações registradas em vídeo. Foram analisadas as respostas verbais e não-verbais de quatro díades médico-paciente em um contexto ambulatorial de um hospital especializado nesse tipo de atendimento. As respostas das díades foram analisadas em relação à função potencialmente facilitadora ou não-facilitadora de adesão ao tratamento indicado. Observou-se que os comportamentos verbais dos médicos considerados facilitadores de adesão ocorreram com menor freqüência do que os não-facilitadores de adesão. Seus comportamentos não-verbais considerados facilitadores de adesão ocorreram muito mais freqüentemente, do que os não-facilitadores. Os pacientes apresentaram muito mais comportamentos verbais indicativos de adesão do que de não-adesão. Seus comportamentos não-verbais indicativos de adesão ocorreram com maior freqüência do que os indicativos de não-adesão.

Palavras-chave : Relação médico-paciente; Adesão ao tratamento; Comportamento verbal e não-verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português