SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Physician's intervention with the HIV carrier in an out-patient contextEstablishing objectives in clinical practice: what directions to follow? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

DONADONE, Juliana Cristina  and  MEYER, Sonia Beatriz. Orientação e auto-orientação em atendimentos de terapeutas analítico-comportamentais experientes e pouco-experientes. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 219-230. ISSN 1517-5545.

Em busca de uma melhor compreensão do controle por regras em terapia, verificou-se a presença de orientação e auto-orientação em sessões de terapeutas analítico-comportamentais experientes e pouco experientes e se estas se diferenciavam quanto ao grau de especificidade. Foi considerada “orientação” uma indicação do terapeuta do que fazer fora da sessão e “auto-orientação” quando essa indicação era emitida pelo cliente. Participaram seis terapeutas pouco experientes e três experientes, cada um atendendo três clientes adultos por três sessões. Terapeutas experientes apresentaram grande variação quanto ao uso da orientação entre clientes e entre sessões e, em média, orientaram mais que os pouco experientes. A maioria dos clientes dos terapeutas experientes se auto-orientou mais que os dos outros terapeutas. Predominaram orientações e auto-orientações para ação específica. Uma ou mais orientações e auto-orientações ocorreram em sessões conduzidas por terapeutas analítico-comportamentais, sugerindo que emissão e alteração de regras podem contribuir com mudanças no processo terapêutico.

Keywords : Analítico-comportamentais; Experiência; Orientação; Auto-orientação.

        · abstract in English     · text in Portuguese