SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Orientação e auto-orientação em atendimentos de terapeutas analítico-comportamentais experientes e pouco-experientesO behaviorismo radical e a psicologia como ciência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

MARCAL, João Vicente de Sousa. Estabelecendo objetivos na prática clínica: quais caminhos seguir?. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 231-246. ISSN 1517-5545.

Respostas diferentes ou incompatíveis sobre objetivos terapêuticos são encontradas mesmo entre profissionais da abordagem analítico-comportamental. Alguns fatores contribuem para essas divergências: a multideterminação do comportamento; a múltipla formação da terapia comportamental; o surgimento recente da literatura clínica behaviorista radical; a análise a partir do sujeito único; o fato de que o estabelecimento de objetivos é pouco explorado ou discutido na literatura. Estabelecer objetivos na clínica exige uma boa interpretação dos processos comportamentais envolvidos, orienta o terapeuta no processo de intervenção, favorece a motivação do cliente para mudanças, fornece maior segurança ao terapeuta e cliente, e oferece melhores parâmetros de avaliação da terapia. Este texto se propõe a estimular reflexões sobre o direcionamento clínico dentro do referencial analítico-comportamental e apresenta algumas análises que podem contribuir para minimizar divergências ou incompatibilidades. Casos clínicos tratados na abordagem comportamental são utilizados para exemplificar diferentes direcionamentos a partir dos mesmos dados.

Palabras clave : Terapia comportamental; Behaviorismo; Análise comportamental clínica; Análise do comportamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués