SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Establishing objectives in clinical practice: what directions to follow?Low-cost infrared device to establish nose-poking response in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

SERIO, Tereza Maria de Azevedo Pires. O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 247-262. ISSN 1517-5545.

A compreensão da proposta de B.F.Skinner para a psicologia é vista como um bom começo para o estudo das características atuais do behaviorismo radical. Em geral, Skinner apresenta e detalha sua proposta confrontando-a com outras propostas já existentes e aceitas na psicologia. Pretende-se acompanhar parte desta apresentação, analisando as principais contraposições afirmadas por Skinner entre o behaviorismo radical e outras propostas então em vigor na psicologia, em três textos desse autor: The operational analysis of psychological terms (1945), Behaviorism at fifty (1963) e o primeiro capítulo de About behaviorism (1974). Acredita-se que seja possível, em cada um deles, destacar um aspecto como ilustrativo de uma contraposição de Skinner; assim, no primeiro deles, o aspecto destacado é o método a ser adotado nos estudos em psicologia, no segundo, o objeto ao qual ela se dedica e no terceiro, o modelo de causalidade que deve dirigir o estudo do objeto e a seleção dos métodos.

Keywords : Behaviorismo radical; B.F.Skinner; Objeto de estudo da psicologia; Métodos da psicologia; Modelo de causalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese