SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Human behavior under concurrent schedules: choice as a matter of procedure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

D'EL REY, Gustavo J. Fonseca; BEIDEL, Douglas Cardoso  and  PACINI, Carla Alessandra. Tratamento da fobia social generalizada: comparação entre técnicas. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 01-12. ISSN 1517-5545.

A fobia social (transtorno de ansiedade social) é um grave transtorno de ansiedade, que traz sofrimento e incapacitação. Neste estudo, 17 pacientes com diagnóstico de fobia social generalizada foram randomicamente distribuídos em dois grupos de tratamento. Um grupo recebeu treinamento de habilidades sociais isoladamente (THS) e o outro grupo recebeu a combinação de treinamento de habilidades sociais e reestruturação cognitiva (THS-RC). Ambos os tratamentos foram efetivos, porém a combinação de técnicas (THS-RC) provou ser significativamente mais efetiva do que o treinamento de habilidades sociais sozinho nos vários instrumentos de avaliação ao final do tratamento de 8 semanas e no follow-up de três meses.

Keywords : Fobia social; Reestruturação cognitiva; Psicoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )