SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Tratamento da fobia social generalizada: comparação entre técnicasDescrição do atendimento de uma criança com déficit em habilidades sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

BORGES, Flávio da Silva; TODOROV, João Cláudio  e  SIMONASSI, Lorismario Ernesto. Comportamento humano em esquemas concorrentes: escolha como uma questão de procedimento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 13-24. ISSN 1517-5545.

Este estudo procurou investigar o comportamento humano em esquemas concorrentes de intervalo variável a partir da manipulação de variáveis outras que não o comportamento verbal. Quatro universitários foram expostos a cinco condições com pares de esquemas concorrentes (VI - VI.Utilizou-se um microcomputador com tela sensível para apresentação de estímulos e registro de respostas. A cada cinco reforços, a sessão era interrompida, e os alunos relatavam como ganhavam os pontos. Os resultados demonstram que a distribuição de tempo e respostas estava em acordo com as contingências programadas, embora nenhum participante tenha conseguido descrever a regra. A literatura experimental relata que o comportamento de humanos em esquemas concorrentes em geral não apresenta igualação na distribuição de respostas. Atribui-se este resultado ao comportamento verbal dos sujeitos como variável diferenciadora do responder de animais humanos e não-humanos. Verifica-se neste estudo que a igualação não está relacionada a formulação de regras mas a uma questão de procedimento experimental.

Palavras-chave : Igualação em humanos; Esquemas concorrentes; Escolha; Comportamento governado por regras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )