SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Human behavior under concurrent schedules: choice as a matter of procedureEvaluation of two conditions for training categorizers of therapists' verbalizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

BRANCO, Caroline Mota  and  FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira. Descrição do atendimento de uma criança com déficit em habilidades sociais. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 25-38. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho descreve o estudo de caso clínico de uma criança com Déficit em Habilidades Sociais (DHS), aplicado por uma terapeuta estagiária em formação, de acordo com o modelo da Terapia Comportamental Infantil (TCI). O manejo terapêutico baseou-se fundamentalmente no relato de contingências, utilizando técnicas direcionadas ao Treinamento em Habilidades Sociais (TSH). Ao final de 20 sessões, progressos comportamentais significativos foram relatados, especialmente em relação ao ajustamento do paciente em seu contexto ambiental. Apesar dos progressos identificados, o cliente manteve o padrão de comportamento governado por regras imprecisas, sendo então recomendada a continuação da terapia.

Keywords : Estudo de caso; Terapia comportamental infantil; Déficit em habilidades sociais; Timidez; Fobia social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )